Blog

Origens do Pastor Australiano.


Há muitas teorias sobre a origem do Pastor Australiano, mas poucas dessas teorias são conhecidas por seus admiradores. Os historiadores concordam que os cães pastores (no geral) foram desenvolvidos por milhares de anos, iniciando na Europa na época pré-romana. Depois disso, os historiadores divergem em várias questões.

O povo basco, que era conhecido nos tempos romanos antigos, geralmente é creditado com o desenvolvimento inicial de muitos cães pastores na região do nordeste da Espanha e sudoeste da França, em torno do extremo oeste dos Pirineus. Mas outras culturas européias também desenvolveram linhagens de cães pastores. Qualquer um desses cães poderia ter sido levado para a América e a Austrália em 1800.
Os fazendeiros imigrantes na Austrália incluíam os escoceses, que teriam levado seu Collie escocês; os ingleses, que teriam trazido vários tipos de cães pastores, incluindo o Smithfield e o Dorset Blue Shag (ambos frequentemente ancorados perto); o Galês, que teria levado o Welsh Grey Sheepdog e o Welsh Blue-Grey; os irlandeses, que teriam trazido seus Glenwherry Collies; e os alemães, que teriam levado seus Wallis Sheepdogs. Quando as ovelhas Merino da Espanha se tornaram populares na Austrália em 1800, os pastores bascos, junto com seus cães pastores dos Pirineus e cães pastores catalães, emigraram para a Austrália para trabalhá-los. As várias linhagens de cães pastores teriam sido eventualmente cruzadas, com ênfase na criação de cães que pudessem trabalhar com ovelhas nas duras terras australianas. Algumas das variações que eles desenvolveram foram o alemão Coulie, Huntaway, Kelpie e Smithfield Collie.

Uma mistura semelhante de fazendeiros imigrantes e cães pastores, junto com ovelhas Merino, veio da Europa para a América mais ou menos na mesma época. Eventualmente, ovelhas, fazendeiros e cães pastores, incluindo algumas das linhagens ou cruzamentos recém-desenvolvidos, também vieram da Austrália para a América.

No final da década de 1920, o nome "pastor australiano" parece ter sido usado em várias partes do oeste dos Estados Unidos para identificar muitos desses cães pastores, principalmente aqueles que chegaram da Austrália. O nome provavelmente parecia um tanto exótico e carismático, e os proprietários não hesitaram em usá-lo simplesmente porque os cães não eram realmente uma raça e, na verdade, provavelmente eram cruzamentos recentes. Nenhuma tentativa foi feita para criar uma raça pura, pois a ênfase estava na capacidade de trabalho, e não na aparência ou no pedigree.

Na década de 1940, milhares de pastores bascos foram recrutados ativamente para trabalhar com ovelhas no oeste dos Estados Unidos (particularmente em Idaho, Colorado e no Noroeste do Pacífico), pois havia escassez de mão de obra durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos deles trouxeram seus "cachorrinhos azuis" treinados com eles. Esses cães eram provavelmente cães pastores dos Pirineus (também conhecidos como Bergers de Pyrenees). É possível que esses cães tenham contribuído para a linhagem já apelidada de Pastor Australiano.

Então, qual é o verdadeiro ancestral do Pastor Australiano? Bons argumentos podem ser feitos para várias raças, particularmente o Pyrenees Sheepdog da Espanha, o Coulie alemão da Austrália e, em menor grau, o Old Welsh Bobtail do País de Gales. As raças compartilham muitas das mesmas características físicas e de trabalho, e todas estavam no lugar certo na hora certa para ter contribuído para o pool genético australiano. Além disso, um forte argumento foi feito para a contribuição do Smithfield, uma vez comum na Austrália, mas agora encontrado principalmente na Tazmânia, como um ancestral importante. Finalmente, os cães pastores existentes na América, muitos dos quais vieram de raças européias anteriores, sem dúvida contribuíram para a mistura. Como essas raças estão todas inter-relacionadas, as chances são de que o Aussie, como todos os verdadeiros americanos, seja o resultado de um caldeirão de raças e linhagens.

Traduzido e adaptado de (Barron's Dog Bibles, Australian Shepherds)

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.